top of page

Canela, o cheiro de todos os afetos

Atualizado: 24 de abr. de 2020




"Deus tem cheiro de canela." Abri o caderno e o post it amarelo caiu no meu colo. A frase (de autoria da escritora Cristiane Mendonça) estava lá, me encarando com sua poesia e atrevimento, registrada com a letra arredondada e bonita da amiga. Eu, que sempre me perguntava qual era o cheiro de Deus, jamais pensei que seria esse: canela.


Meu avô tinha uma mercearia, que funcionou por mais de 30 anos. Um dos produtos mais vendidos era a tal da balinha de canela, embalada em seu papel amarelo brilhante, escrito com letras pretas. Vô comprava caixas e caixas, também distribuía para os netos e a gente tinha acesso livre à mercearia para pegar quantas q-u-i-s-é-s-s-e-m-o-s. Preciso me gabar: tive bala de canela free durante toda a infância. Pelo menos no meu mundo, ela fazia tanto sucesso que até a Ice Kiss chorava de inveja.


Meu avô morreu, a loja foi fechada, mas a canela pegou carona em mim. Adolescente, foi a vez de invocar com chiclete de canela. Ele, infelizmente, não sustentava o gostinho da saudosa bala: bastava algumas mastigadas para o sabor sumir e ceder lugar a uma goma sem elegância, que até desbotava de cor. Percebi ali que aquela amizade iria durar pouco.


Fui buscar outro cardápio mais valente, mas que ao mesmo tempo fizesse um afago no sentimento. Arroz-doce com canela (mãe, faz de novo pra mim?) e raspinhas de limão por cima, bolo de canela, doce de laranja-da-terra com cravo e canela. Ah, canela, seja em pó ou em casca, você é um carimbo no passaporte para as delicadezas gastronômicas!


Fui pesquisar sobre a especiaria e descobri que ela é nativa do Sri Lanka, país localizado no sul da Ásia. É obtida de espécies das árvores do gênero Cinnamomum, família Lauraceae. Seu significado espiritual e elemental está relacionado às "forças que confortam e restauram a vida das pessoas". Ela é recomendada para cura, proteção espiritual e física, com indicações para uso terapêutico (sobre isso, consulte seu médico!).


Intensa e esperta, a canela dá liberdade aos sentidos: é a soma de todos os cheiros de afeto. Desperta as lembranças que brincam de esconder em nós. Restaura, conforta, aproxima, alimenta, mas não é especiaria para fracos. Por isso, vai a dica: se a sua vida (inclua o seu arroz-doce) estiver sem graça, ou se achar que precisa ter Deus mais perto de você, não hesite: canela!




Comments


bottom of page