Elas, que sempre foram fortes
- Luciano Lopes
- 9 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jan. de 2022

Cresci com boas referências masculinas, mas também sou um homem inspirado por mulheres. Reconheço toda a importância que elas têm na minha vida, na minha formação como profissional, nos meus sentimentos, na minha alma. Nunca as vi como parte desse estereótipo sem pé nem cabeça de "sexo frágil". É ultrajante reduzi-las a isso. Esta aí a primeira falha humana de toda a história: reconhecer que outro ser é menos importante que ele e, por isso, deve ser submisso.
Cresci nesse meio machista que (ainda) insiste em afirmar que, se você não é forte, é "mulherzinha". Que você é normal se seguir o script padrão de ser e ter da sociedade. Que se você não pensa como a maioria, é empacotado na caixa dos "diferentes", que fazem companhia aos escravizados, oprimidos, humilhados, zombados, esquisitos, fracos. É preciso curar a humanidade dessa ignorância.
Força nunca foi sinônimo de "pênis" ou "vagina". Força diz muito mais sobre as suas atitudes positivas perante a vida e as pessoas. Contribuir para o mundo ser um lugar melhor.
Forte é quem acorda de madrugada para trabalhar e sustentar os filhos e, mesmo na dificuldade, não deixa de comungar o amor. Forte é quem respeita o próximo, forte é quem cuida de muitos com pouco, forte é quem se sente vitorioso com as próprias conquistas e as dos outros.
Forte é quem aproveita a oportunidade de mudar - e muda. Forte é quem inspira os outros a serem melhores. Forte é quem estuda, pratica, ensina. Forte é quem aprende. Forte é quem luta, resgata, defende. Forte é quem sobe o monte plantando sementes, colhe os frutos na volta e ainda divide com quem atrapalha a semeadura. Forte é quem se torna luz para aqueles que vivem na escuridão. Forte é quem constrói pontes onde antes haviam limites.
Mulheres, nunca duvidem da sua força. Não se reduzam à competição imposta pelo sistema. Não sejam tópicos de listas. Não aceitem ser estatísticas. O "Dia Internacional da Mulher" foi ontem (08/03), mas reconhecer valor é algo que jamais será datado. E vou terminar esse texto aqui, com a alegria de afirmar que sim, sempre vi força em vocês.
Comments