O novo envelhecer
- Luciano Lopes
- 2 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Há uma nova forma de envelhecer - e enxergar o envelhecimento - que suavemente vem exterminando o preconceito de que, ao passar dos 40 anos, a gente perde o viço. E sabe qual é esse envelhecimento? O de não aceitar que te limitem a ser e fazer o que os outros esperam. É o de não aceitar ser reduzido a uma vida sem graça, a uma beleza que tem rugas como sinônimo e remédios como alimento diário para se "sentir bem".
Esse novo envelhecimento é o de não deixar que te proíbam de se aventurar, seja no amor seja no sexo. Esse envelhecimento é o que permite que você vista, sim, camisas que deixem seus ombros de fora. Esse envelhecimento é o que te faz construir amizades com pessoas de todas as idades. Que te faz ter vontade de sair para dançar, ir ao cinema, viajar e, principalmente, não te aprisione no ritmo às vezes solitário do lar.
Esse envelhecimento é o de tomar para si as rédeas de sua liberdade. Esse envelhecimento é o que te faz ser exemplo para pessoas menos corajosas. Esse envelhecimento lhe permite ser criativo, trabalhador, sensual e sonhador aos 50, 60, 70, 80 e por aí vai. Esse envelhecimento lhe permite dizer um palavrão de vez em quando, de tatuar a sua vontade de viver no corpo e na alma. Esse envelhecimento lhe permite buscar a espiritualidade dentro ou fora de uma religião.
Esse envelhecimento lhe faz ser inovador e mostra que no seu relógio não há tic-tac perdido com bobagens. Mostra que reclamar é um verbo que tem amar na escrita: só vale ser usado quando a demanda é por afeto e desejo. Esse novo envelhecimento é a antítese da morte - é a vida querendo mais vida.
Esse envelhecimento não te julga ou critica quando você decide voltar a estudar, retomar as aulas de balé, ir a um show de rock com os netos. Esse envelhecimento não marca horário para aprendizados. Ele lhe parabeniza pelas suas conquistas e te estimula a alcançar mais e mais. Esse envelhecimento é a prova de que você pode se manter jovem sempre, não importa onde a ignorância dos outros tente te enquadrar. O tempo não muda tudo, pois uma alma jovem nunca muda. A felicidade de ser quem você é, isso sim, é o melhor botox que existe.
Esse novo envelhecer, meus caros, é estar sempre aberto ao amor, ao conhecimento, à evolução, não importa o andar do calendário. Envelhecer é se tornar inesquecível.
Comments