Três biografias para se ler na quarentena
- Luciano Lopes
- 5 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Além de livros de crônicas e de histórias, as biografias sempre tiveram um lugar de destaque na minha estante. Tenho dezenas, das mais variadas personalidades, com suas trajetórias interessantes, peculiares e não menos intensas.
Destaco a seguir três biografias que já li e recomendo nesse período de isolamento social. E lembre-se: não importa a história, a literatura sempre é uma boa companhia!

Carmen
Ruy Castro
632 páginas
Companhia das Letras
Escrita por Ruy Castro, a biografia de Carmen Miranda é talvez uma das descrições mais detalhadas e abrangentes sobre a vida de uma personalidade da música. Conta a vida da estrela desde quando sua família se mudou de Portugal para o Brasil, seu sucesso nos Estados Unidos até sua morte precoce, em 1955. Talentosa e carismática, Carmen foi a maior "marqueteira" cultural do Brasil e ajudou a estabelecer o samba como nossa identidade.

As vidas de Chico Xavier
Marcel Souto Maior
272 páginas
Editora Planeta
A história de Chico Xavier nunca foi contada com tanta isenção como neste livro, que se tornou essencial para a divulgação multimídia da Doutrina Espírita. Vendeu mais de 1 milhão de cópias e inspirou o filme homônimo lançado em 2010, sucesso de público e crítica. A mais bela lição dessa obra, no entanto, é o altruísmo de Chico, que sempre colocou o próximo em primeiro lugar e se tornou o exemplo do Espiritismo na prática: fé, amor e caridade.

Furacão Elis
Regina Echeverria
240 páginas
Editora Leya
Li esta biografia quando estava na faculdade de jornalismo, 20 anos atrás, e a história de Elis Regina me arrebatou como um... furacão. Determinada, mesmo quando parecia estar insegura mostrava uma força descomunal. Com uma sensibilidade aguçada para a música, revelou grandes compositores e destacou-se principalmente por sua competência vocal. É quase certo que, depois de ler este livro, você irá ao YouTube ouvir e ver Elis.
Comments