top of page

Você ainda guarda seus sonhos na mochila?



Fui um "sonhador" até a adolescência, quando a vida logo me mostrou que esse mundo não é brincadeira. Como o coração que pulsa em nós, temos algo a cumprir: bombear nossos passos para frente rumo às conquistas, na completude da missão, sofrendo todo tipo de emoção e dor - sem nos entregar à dureza do desistir.


Há quem passa a vida inteira apenas sonhando com o que gostaria de conquistar. O tempo se perde, nada se cria e a pessoa tampouco se transforma para melhor. Viver não é algo linear, é um caminho de curvas. Os sonhos são importantes porque funcionam como propulsão, mas vale lembrar que nem toda conquista tem sabor de vitória. O poeta e escritor Mário Quintana dizia que "sonhar é acordar-se por dentro", ou seja, sonho a gente tem é para despertar em nós o que deve ser feito. Talvez esteja aí o primeiro namoro com o que acreditamos ser a felicidade.


Algumas coisas parecem estar longe de serem conquistadas. Sonhar, no entanto, é fazê-las possíveis de certa forma. Entenda bem: quando escrevo que fui sonhador, afirmo-o no sentido de que é preciso realizar o que se pensa para a própria vida. Para o universo, esse passo é definitivo para o que queremos nos tornar como ser humano.


Eduardo Galeano, jornalista e escritor que tenho grande apreço, disse certa vez que a utopia serve para que não deixemos de caminhar. Até certo ponto, a utopia tem a mesma essência do sonho no que pensamos ser o ideal para nós. A utopia tem mais facilidade de atravessar a linha tênue que a separa da fantasia? Talvez. Mas sonhar, por si só, já é uma concepção pré-idealizada, sendo sua materialização mais possível: o "sonhador" controla e pode manipular sua imaginação e suas decisões. Já a utopia na prática é mais desafiadora, uma vez que suas manifestações nascem, na maioria das vezes, como expressão da inquietude.


Acreditar no sonho vale a pena, mas não podemos levar a vida em banho-maria. É preciso se entregar à quentura do jogo que é viver, somando perdas e vitórias como se fossem aprendizados positivos. Realize é uma palavra de ordem e ela deve ser o que você encontra no horizonte dos seus sonhos. E se você ainda os guarda na mochila, abra o zíper e deixe-os ganharem a infinidade da realização.



Comments


bottom of page